CAPELA DE MOSAICOS

Não há como falarmos da Capela dos Mosaicos sem antes falar da Colônia Veneza.

Fundado em 1985 pelo Frei veneziano Giorgio Callegari, que sempre se preocupou com o lado social, principalmente as crianças. Hoje o local não só encanta com sua história e arte, mas também pela obra deixada pelo Frei. Atualmente atende gratuitamente quase 250 crianças e adolescentes carentes de toda a cidade, promovendo atividades de formação. Diariamente estas crianças, sempre após o horário escolar, dirigem-se ao local para receber almoço e depois atividades como judô, karatê, coral, ballet, música, informática e claro uma oficina de mosaicos, entre outras atividades.

Dentro da Colônia Veneza encontramos a Capela de Mosaicos, em reverência a Nossa Senhora da Saúde, foi construída pelo Frei e decorada pelo arquiteto e artista plástico Roberto Corradini com mosaicos em estilo Opus Incertum (técnica de aplicação de mosaicos em alvenaria, técnica encontrada somente na Itália, sendo originária de Roma).

Entre todos os mosaicos destaca-se uma imagem de Jesus em estilo bizantino, onde a perfeição do trabalho nos da a impressão de olharmos para uma pintura, devido a perfeição dos encaixes das peças.

Os demais mosaicos são temas que criticam a sociedade como a escravidão, a mistura de etnias e a miséria, cujo objetivo era mostrar os contrastes da realidade.

Esta capela acomoda até 50 pessoas e está aberta a visitação de grupos mediante agendamento.

O local fica na Av. Darcy Fonseca, 181 – Jardim dos Prados – Peruíbe – 013 3458-1717