ILHA DO GUARAÚ

Possui uma área de aproximadamente 184.655 m², está distante da costa 2.400 m na Latitude 240’23’’ Sul e Longitude 460’59’’ Oeste e sua altitude é de 65 metros.

Tem boas condições de atracabilidade para embarcações pequenas e de fundeio, não possui nenhuma praia, nem água potável.

Esta é a ilha mais procurada da cidade para a prática de turismo náutico, pesca de arremesso e mergulho, pela sua fauna marinha e avifauna.

Ela pertence ao Mosaico de Unidades de Conservação da Juréia – Itatins, sendo um refugio de vida silvestre nas Ilhas do Guaraú e Guararetama.

Em seu interior há um farol para auxílio a navegação e servindo de referência para ancoragem de embarcações.

A parte histórica desta ilha, ela serviu para ancoragem das naus de Pero Corrêa com escravos, pois esta era a única que tinha tais condições para este tipo de atividade porque permitia a entrada das mesmas ao seu interior.

Sua vegetação é de restinga, tendo árvores entre 10 a 15 metros de altura como palmeiras e a uva-do-mato, possui inúmeras bromélias e orquídeas. No solo há uma espessa camada de detritos que em dias chuvosos acumulam alguns centímetros de água.