LAMA NEGRA
Para quem acha que Peruíbe é apenas uma cidade praiana, de muitas belezas naturais, engana-se, aqui encontra-se a famosa lama negra.
A lama negra de Peruíbe é conhecida há mais de 30 anos por suas propriedades terapêuticas, dermatológicas, antissépticas e antialérgicas.
Nos anos 70, o Instituto Geológico do Estado de São Paulo comprovou através de estudos a baixa radioatividade de minerais e a ação antioxidante que combatem os radicais livres, agindo eficazmente sobre a pele e aliviando as sensações de cansaço e estresse. Desde então esta lama é muito procurada por moradores e turistas, inclusive de outros países, que vem comprá-la pra fins estéticos e medicinais. Este material também é utilizado em pesquisas para desenvolvimento de cosméticos.
Esta lama negra é formada por uma argila de origem marinha, que se depositou em depressões e fendas no fundo do mar há mais de 120 mil anos através de movimentos geológicos.
A jazida de Peruíbe está localizada há mais de 500 metros do mar, numa área de 50.000 m².
No Lamário Municipal é possível o visitante conhecer a lama e suas propriedades medicinais e para quem quiser experimentar é possível, pagando um pequeno valor para máscaras faciais, já para aplicação de corpo inteiro ou regiões localizadas é necessário agendar uma consulta médica gratuita no mesmo local para início das sessões.
O Lamário Municipal fica na Av. Gov. Mário Covas, 204, Centro e funciona de segunda a sexta-feira das 8 as 17 horas e aos finais de semana das 10 as 16 horas. Informações e agendamento de consultas são feitas através do telefone (13) 3455-2463.


